experimento
BAHIA - CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO
DOCENTE: DR. JORGE
EXPERIMENTO 02:
CAPACITORES E RESISTORES
Discentes: Antônio C. Rodrigues
Daniel Morais
Eduardo A. Gentil
Marcos Pena
Igo Sousa Lima
Vitória da Conquista – BA
Maio de 2010
2.0 Objetivos
Este experimento tem por objetivo fazer um estudo de um circuito capacitor – resistor (RC) , onde podemos observar que no processo de carga e descarga um capacitor ocorre variações da corrente em relação ao tempo, pudemos também encontrar a constante de tempo (). Essa análise será apresentada em gráficos de variação de corrente, carga e descarga do capacitor, em função do tempo.
3.0 Fundamentação teórica
3.1 Breve Historia
A história dos capacitores começa em 1745 com a famosa experiência da garrafa de Leyden. Nessa época, os interessados pelos fenômenos eletrostáticos faziam experiências várias, tentando desvendar os segredos duma ciência que não compreendiam
A Jarra de Leyden, primeira forma de capacitor, fora inventada na Universidade de Leyden, na Holanda. Era uma jarra de vidro coberta com metal. A cobertura interna era conectada a uma vareta que saia da jarra e terminava numa bola de metal.
3.2 Capacitores
Capacitores são elementos elétricos capazes de armazenar carga elétrica e, consequentemente, energia potencial elétrica. Podem ser esféricos, cilíndricos ou planos, constituindo-se de dois condutores denominados armaduras que, ao serem eletrizados, num processo de indução total, armazenam cargas elétricas de mesmo valor absoluto, porém de sinais contrários.
Um capacitor plano é constituído por duas placas iguais, planas e paralelas que, ao serem conectadas a um gerador, adquirem cargas elétricas, como mostra a figura abaixo.
Fig. 3.2.1 – Esquema de um capacitor plano
O símbolo do