crescimento populacional e fases
O crescimento populacional é a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo. O termo população pode ser aplicado a qualquer espécie viva, mas aqui refere-se aos humanos.A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas. Em 2000 já havia mais de 6 bilhões de humanos no planeta.
Para um estudo da população, é essencial a análise estatística acompanhada das características históricas e geográficas das sociedades existentes no planeta. Alguns locais que apresentam elevadas taxas de densidades demográficas são: Sudeste Brasileiro, nordeste dos Estados Unidos da América, leste da China e sul da África. Cada umas dessas regiões tem as suas particularidades socioeconômicas, culturais e ambientais.
De acordo com os dados obtidos junto à ONU, no nosso planeta vivem mais de 6,3 milhares de milhão de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos, metade nunca utilizou um telefone e apenas 0,24% têm acesso à internet.
Fases
1ª Fase: Crescimento Lento
Entre o período de 1650 à 1800, fim da idade média ao início da idade moderna estendendo-se até a revolução industrial, houve um considerável crescimento da população mundial. Ela cresceu cerca de 400 milhões de habitantes (num intervalo de cerca de 150 anos). O motivo desse aumento foi o processo de urbanização em que passava o continente europeu, o que foi marcado por altas taxas de natalidade. Durante esse período a expectativa de vida da população era extremamente baixa para os parâmetros atuais (cerca de 30 anos em média). Nesse período as condições médicas/hospitalares e sanitárias eram muito precárias o que ocorriam também altas taxas de mortalidade, devido principalmente a fatores como problemas de saúde e higiene, guerras e fome.
Esse crescimento restringiu-se basicamente ao continente europeu. 2ª Fase: Crescimento Exagerado
Nos século XVIII e XIX houve