Max Weber
O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O método proposto por weber baseia-se no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.
Weber define a Sociologia como a ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações. Escreveu o livro “A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMYYAB/resumo-max-weber http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber#Escritos_e_obras http://ajpierini.blogspot.com.br/2013/04/o-estado-em-max-weber.html http://meuartigo.brasilescola.com/sociologia/os-tipos-dominacao-segundo-max-weber.htm http://sociologiareligiao.blogspot.com.br/2008/02/weber-e-religio.html Dentre as principais obras do autor - organizadas postumamente pela sua esposa Marianne Weber - constam os seguintes título Max weber e seus irmaos
Max weber e sua esposa Marianne
BUROCRACIA
O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente da teoria sociológica clássica. Ele elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século 19, concebidos por teóricos do direito.
Dentro dessa perspectiva jurídica, o termo era empregado para