Legalização da Maconha
E volta-se a tona um assunto que é muito discutido na sociedade brasileira, que diz respeito à legalização da maconha, depois de o Uruguai ter legalizado oficialmente o consumo. Esta legalização traria benefícios? Qual seria a reação da população?
Do ponto de vista social poderia-se diminuir o tráfico, que envolve muitas crianças e adolescentes, já que estes de certa forma não são punidos, e consequentemente livraria os policiais de fazer as blitzes para capturar os traficantes e em consequência também livraria o código penal de mais um crime.
Porém, como a maconha contém mais de quatrocentas substâncias toxicas presentes em sua composição, seu alto consumo pode trazer problemas de memória e câncer. Grupos de adolescentes que consumiam e mantiveram o consumo até a idade adulta foram comparados, e ficou evidenciado que tiveram uma queda significativa no seu desempenho intelectual. Com isso fica provado de que fumar maconha com frequência compromete a cognição, pois priva a pessoa de atingir todo o seu potencial. Além do risco da dependência, ela também pode causar os mesmos problemas que as drogas lícitas vêm causando, álcool e cigarro. Inúmeras mortes por consumo excessivo de drogas lícitas agravam cada vez mais a situação. Além de tudo seriamos alvo de uma sociedade cada vez mais consumista, já que estaremos sob influência e a dificuldade de resistir aos encantos da droga aumentariam.
Assim sendo, não podemos ser ingênuos ao ponto de acreditar que a execução desta ideia trará diminuição de violência em decorrência do tráfico e que irá acabar definitivamente com o mundo do crime. Ela sim irá abrir mais portas, tudo irá ficar mais fácil, crianças vão cada vez mais cedo serem usuárias, e a dependência só irá aumentar. Vemos que não há uma coerência, já que ela é o elemento autodestrutivo da nossa liberdade.