Experimento
HIDROSTÁTICA
1° RELATÓRIO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL II
2013.2
1. Objetivo Experimental
Determinar o empuxo sofrido por um corpo imerso em água aplicando o Principio de Arquimedes.
2. Introdução Teórica Hidrostática é a parte da física que estuda as forças exercidas por ou sobre fluidos que estão em equilíbrio estático. São denominamos fluidos os corpos que não têm forma própria. Quando encerrados num recipiente, os fluidos adquirem a forma do recipiente. Os líquidos e os gases são considerados fluidos.
Princípio de Arquimedes
Quando uma pessoa está mergulhada nas águas de uma piscina ou do mar sente-se mais leve, como se o líquido estivesse empurrando seu corpo para cima, aliviando seu peso. Este fato foi estudado por um cientista grego chamado Arquimedes, o qual criou um princípio que enuncia:
“Todo corpo total ou parcialmente imerso em um fluido recebe deste um empuxo vertical dirigido para cima, de módulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”
Isto significa que a força vertical dirigida para cima denomina-se força de empuxo e ela surge por que a pressão no seio da água aumenta com a profundidade, de modo que a pressão nas proximidades do fundo do objeto é maior que a pressão na parte superior.
E = V g, onde:
=> densidade do líquido
V => volume de líquido deslocado (=volume imerso do objeto) g => aceleração da gravidade (=9,78 cm/s2)
3. Material Utilizado
Os materiais utilizados durante a experiência foram:
01 dinamômetro;
01 paquímetro;
01 béquer;
01 cilindro metálico;
01 linha;
01 balança;
350 ml de água.
4. Esquema Experimental
Pesar o cilindro metálico com o dinamômetro, determinando seu peso, em seguida obter suas dimensões (diâmetro e altura) a fim de calcular seu volume (V).
Mergulhar completamente o cilindro na água contida no becher, sem que o cilindro encoste nas laterais ou no fundo, determinando seu peso aparente