Metodologias de Ensino e didática: Da teoria à pratica
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Relato de Experiência
METODOLOGIAS DE ENSINO E DIDÁTICA: DA TEORIA À
PRÁTICA.
Resumo
O presente trabalho consiste no relato de uma experiência de estágio para a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, do Curso de Licenciatura Matemática , realizado na escola Pastor Rodolfo Saenger nos meses de junho e julho de 2013, em uma turma de 7ª e 8ª série, modalidade EJA.
Buscou-se compreender com essa experiência como escolher a melhor metodologia de Ensino, bem como a didática, para isso, foram aplicadas com a turma algumas atividades sugeridas por Borin (1996) e também as sugeridas por Dante (2005) entre outros autores. Após a experiência de estágio, com a prática docente, conclui-se que não deve se adotar apenas uma ou outra metodologia e didática, que é preciso ser flexíveis, pois assim, abrangem-se todos os alunos, cada um com suas facilidades e dificuldades cognitivas em cada uma delas.
Palavras-chave: Metodologias. Didática. Prática Docente. Ensino de Matemática.
1.Introdução
O professor é considerado o grande responsável do gostar ou não gostar de Matemática em sala de aula. O uso de diferentes metodologias de ensino, tais como: resolução de problemas, história da matemática, jogos, etnomatemática, modelagem matemática e tecnologias da informação e comunicação (TIC), contribuem para despertar o interesse dos alunos no aprendizado da matemática.
O docente deve buscar inovações metodológicas que o possibilite mediar entre a matemática e o aluno, percebendo a necessidade de cada um, de modo que o conhecimento matemático seja significativo, ou seja, contribua efetivamente para a melhoria da qualidade de vida do estudante e, por conseguinte, da sociedade, de modo consciente e objetivado.
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
Relato de Experiência
Pensando nisso, foram aplicadas na