Experimento
EXPERIÊNCIA 1 - ESCOAMENTO LAMINAR E TURBULENTO LISO
2/8
3/8
4/8
5/8
6/8
3. VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL 3.1 - Objetivo A presente experiência objetiva constatar a adequação da fórmula universal de perda de carga para escoamento laminar, onde o fator "f" é dado pela Eq. (14), e para o escoamento turbulento, onde o fator "f" é dado pela Eq. (15) . 3.2 – Montagem experimental A montagem consta de: ♦ Tubo de cobre com D= 7,71mm de diâmetro interno, instalado horizontalmente. ♦ Reservatório de alimentação que opera com nível constante. ♦ Registro para modulação da vazão. ♦ Um quadro com multimanômetros diferenciais para determinação das perdas nos trechos entre tomadas de pressão (α=27º30’). ♦ Frasco graduado. ♦ Cronômetro.
7/8
3.3 - Procedimentos (a) Estabeleça uma vazão permanente. (b) Recolha um volume ∆V de água e meça o correspondente tempo ∆t de recolhimento. (c) Anote os valores das alturas hl, h2 e h3 dos meniscos multimanômetro diferencial, correspondentes às tomadas 1, 2 e 3. (d) Meça a temperatura da água. no
Os itens (a) a (c) deverão ser repetidos, para diferentes vazões, 5 vezes para (hl-h3) < 0,10 m e 5 vezes para (hl-h3) > 0,10 m Esta orientação visa a obtenção de um número maior de resultados no regime laminar. Utilize a tabela abaixo para preencher os dados obtidos nos ensaios.
4. RESULTADOS Para cada ensaio deverão ser calculados os valores de: vazão (Q), velocidade média (V), número de Reynolds (R), perda de carga entre as seções 1 e 3 (∆H) e o coeficiente f da fórmula universal. Preencha a tabela a seguir com os principais resultados:
8/8
(1) Ensaio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (2)Variação de volume no tempo (3)Vazão sobre a área de escoamento (4)Diferença manométrica (lembre-se que o quadro está inclinado) (5)Fórmula Universal da perda de carga (6)Definição do adimensional 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS Em um papel: "bilog" plote f em função de R para os escoamentos laminar e turbulento liso, Eqs. (14) e (15)