Experimento Proteinas
Materiais:
Leite, clara de ovo, amido de milho, trigo, leite em pó e solução de biureto. Experiência:
Primeiramente identificamos os tubos de ensaio com o nome das amostras. No tubo 1, pingamos 5 gotas de leite e em seguida pingamos 40 gotas da solução de biureto; notamos que a coloração do leite se modificou para lilás claro turvo.
No tubo 2, pingamos 3 gotas de clara de ovo e em seguida 40 gotas da solução de biureto; notamos então, que a sua coloração se modificou para lilás escuro e transparente.
No tubo 3, colocamos uma colher de amido de milho e em seguida adicionamos 40 gotas da solução de biureto; e contatamos que a sua coloração ficou azul claro turvo.
No tubo 4, colocamos uma colher de trigo e adicionamos 40 gotas da solução de biureto no tubo; notamos que a sua coloração ficou intermediária entre o lilás e o azul.
No tubo 5, pingamos 5 gotas de leite em pó dissolvido na água e adicionamos 40 gotas da solução de biureto; notamos que a sua coloração se modificou para lilás claro turvo.
Resultados e respostas:
1- Em quais alimentos foi identificada a presença de proteínas?
A presença de proteínas foi identifica nos seguintes alimentos: Leite, clara de ovo, trigo e leite em pó.
2- Como você chegou a esta conclusão?
Chegamos a está conclusão, pois quando adicionado a solução de biureto a coloração da mistura se modificou para tons de lilás. Quanto mais escuro for o tom de lilás mais proteína tem o alimento e quando a coloração for azulada significa que o alimento não tem proteínas.
Outras analises:
1° Analisados que a amido de milho foi o único alimento em que a coloração da solução ficou azul, sendo assim, podemos contatar que não tem proteínas no amido de milho.
2° A pedido do professor analisamos também que não existe diferença entre o leite comum e o leite em pó, já que as duas soluções ficaram com coloração lilás claro turvo.
Algumas Imagens da