Bacia Hidrográfica do Atlântico Norte e Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste
Bacia Hidrográfica do Atlântico Norte e Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste
Colégio Estadual Presidente Kennedy
Técnico de Meio Ambiente
Turma: MAM 201
Disciplina: Geomorfologia
Professor: Márcio
Alunos:
Andrea Cristina Sobral Matheus
Angélica Peres da Silva
Michael Lima Batista
Luis Cláudio Pereira
Yasmin Cristine Matheus Abreu
Belford Roxo, 13 de Maio de 2014 Sumário
Bacias hidrográficas ou de drenagem
Bacias Hidrográficas ou Bacias de Drenagem
Bacia Hidrográfica ou Bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área geográfica e, como tal, mede-se em km².
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
Essa área é limitada por um divisor de águas que a separa das bacias adjacentes e que pode ser determinado nas cartas topográficas.
Os principais elementos componentes das bacias hidrográficas são :
Divisores de água (tergos), cristas das elevações que separam a drenagem de uma e outra bacia, Também conhecido como espigão. Define-se como uma linha imaginária separadoras das águas pluviais. Normalmente entende-se por linha de cumeada, isto é, linha divisora formada por altas montanhas, com suas grandes cristas, as quais desempenham o papel de divisor de águas. Uma prova disso são alguns dos divisores do Planalto Central do Brasil, os quais possuem suaves convexidades, muitas vezes, imperceptíveis e que tem a função de separadores de águas