Bacias Hidrograficas
Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc.) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.
Principais Bacias Hidrográficas do Brasil
Bacia Amazônica
- Localizada na região norte do Brasil, é considerada a maior bacia hidrográfica do planeta, responsável por drenar água de uma área de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados de extensão (4 milhões em território brasileiro).
- Apresenta um grande potencial para geração de energia hidrelétrica, além de possuir características propícias para o transporte fluvial
- O rio principal desta bacia é o Amazonas que nasce no Peru e depois percorre o território brasileiro.
- Possuí cerca de 23 mil quilômetros de rios navegáveis.
- Fazem parte desta bacia diversos afluentes do rio Amazonas como, por exemplo, rio Negro, Solimões, Branco, Juruá, Xingu, Japurá, entre outros.
Bacia do rio Paraná
- Situada no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, possuem rios de planalto e encachoeirados, perfeitos para a instalação de hidrelétricas.
- Esse potencial é aproveitado pelas usinas de Ilha Solteira, Itaipu (maior do Brasil), Capivari, Engenheiro Sérgio Mota, Água Vermelha, etc.
- Possui uma extensão de, aproximadamente, 800 mil quilômetros quadrados;
- Localiza-se em grande parte na região sudeste e sul do Brasil (região de maior desenvolvimento econômico do país).
- Seu principal rio é o Paraná que recebe as águas de diversos afluentes como, por exemplo, rio Tietê, Paranapanema e Grande.
- A hidrovia Tietê-Paraná é uma importante rota de navegação nesta bacia.
Bacia do rio Paraguai
- A bacia hidrográfica do Paraguai é típica de planície, apresentando