experimento pasta pra elefante
Acelerar a velocidade de reações químicas. INTRODUÇÃO A velocidade de uma reação química depende de vários motivos, um deles são as concentrações dos reagentes, sua temperatura, dos catalisadores etc.
Catálise é a mudança de velocidade da reação química pela presença de uma substância (catalisador) que não se altera quimicamente no processo. Os catalisadores apresentam grande importância na indústria química, pois possibilitam ou aceleram reações químicas. São também importantes nas reações bioquímicas, pois, sem eles, as reações essenciais para o metabolismo ocorreriam vagarosamente.
MATERIAIS
-1 proveta
-5 ml de detergente
-1 ponta de espátula de KI
PROCEDIMENTO
Em uma proveta colocou se 5ml de detergente, e em seguida adicionou se 1 ponta de espátula de KI (Iodeto de Potássio). Observou se que ao entrar em contato com o detergente o Iodeto de Potássio provocou uma reação imediata liberando calor , gás e onde uma espuma grossa subiu ficando imóvel.
CONCLUSAO
No experimento descrito, além da formação de espuma devido à presença de um detergente, a velocidade da reação química que ocorre é grandemente acelerada por um catalisador, no caso, pelo iodeto de potássio, através do íon hipoiodito. As soluções de peróxido de hidrogênio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigênio. Neste experimento observa-se o aumento da velocidade de formação de espuma pela adição de um catalisador.
2 H2O2(aq) 2 H2O(l) + O2(g)