Experimento: Determinação de água em Sais Hidratados
FELIPE GABRIEL VICENTE FERREIRA
GUILHERME CATTO
LUAN DOS SANTOS VIANNA
RAMON CHRISTIANO DE MORAES CÂNDIDO
DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SAIS HIDRATADOS
Mogi das Cruzes, SP
2014
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
FELIPE GABRIEL VICENTE FERREIRA
GUILHERME CATTO
LUAN DOS SANTOS VIANNA
RAMON CHRISTIANO DE MORAES CÂNDIDO
EXPERIMENTO Nº 7: DETERMINAÇÃO DE ÁGUA EM SAIS HIDRATADOS
Relatório apresentado ao curso de Química-Bacharelado da Universidade de Mogi das Cruzes como parte dos requisitos para a disciplina de Química Experimental, ministrada pela Prof.ª Juliana S. de P. Lunardi.
Mogi das Cruzes, SP
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1. SAIS HIDRATADOS E IDENTIFICAÇÃO
Água de cristalização é a porcentagem de água que participa da estrutura cristalina, ou seja, é parte integrante do retículo cristalino em proporção fixa em relação aos íons presentes. É representada na fórmula química do sal e é computada no cálculo da massa molecular total. Este método gravimétrico indireto consiste em volatilizar uma parcela de massa presente numa amostra por aquecimento a uma temperatura desejada, determinar a massa do resíduo após este processo e calcular o teor do componente volatilizado a partir da perda de massa sofrida pela amostra inicial. Como exemplos deste método tem-se a determinação da água de cristalização em sais hidratados, a determinação do teor de umidade (água superficialmente ligada) em sais e amostras naturais, a determinação do conteúdo total de voláteis (perda ao fogo) presentes em amostras naturais. A esquematização da reação que ocorre pode ser feita com este exemplo na figura abaixo.
Figura 1: Sal hidratado e perda de umidade (sal anidro).
MgSO4.xH2O MgSO4 + xH2O
Fonte: ALVES.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos,