ORGANIZA ES I
As funções das organizações e seu contexto.
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
Entende-se que é o agrupamento de pessoas, que se reuniram de forma estruturada e deliberada e em associação, traçando metas para alcançarem objetivos planejados e comuns a todos os seus membros, (LACOMBE, 2003).
De acordo com Moraes (2004, p.91):
Organizações são instituições sociais e a ação desenvolvida por membros é dirigida por objetivos. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, elas atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
Organização: É o conjunto de pessoas que realizam de forma estruturada, um objetivo comum e pré-determinado, coordenados e controlados com disponibilização de recursos para atingir determinados resultados.
DAS ORGANIZAÇÕES
De acordo com os seus objetivos, as organizações são criadas para obtenção de produtos e/ou serviços, com a finalidade de lucro ou não. Possuem algumas características que são básicas e comuns a quase todas as existentes. As organizações possuem objetivos desde seu início, pois foram criadas para atender a necessidades específicas, (MAXIMIANO, 2007).
De acordo com Moraes (2004), os elementos humanos e materiais, que fazem parte das organizações, possuem forte ligação e interdependência do meio ambiente, no qual estão inseridas, e a este fazendo trocas constantes.
As organizações são diferentes entre si, não existem duas iguais,assim como as pessoas. Podem durar meses, décadas ou séculos,sobrevivendo aos seus fundadores, ou podem desaparecer repentinamente,pelo simples fato de que não são sistemas perfeitos.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
As organizações são criadas para prover produtos e serviços, segundo Moraes (2004), e podem ser de natureza econômica ou social.
De natureza econômica são as organizações que têm caráter específico de empresa e buscam finalidade lucrativa. Estas assumem riscos, e são dirigidas por uma filosofia de negócios.
De natureza social