relatorio quimica formula de um hidrato
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Medianeira
QUÍMICA GERAL – PP52D – E24
PROF. ANGELA CLAUDIA RODRIGUES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
ACADÊMICOS:
A FÓRMULA DE UM HIDRATO
Medianeira, 14 de Abril de 2014
1. Introdução
Muitos dos compostos que usamos diariamente são sais. Todos conhecem os termos sais de banho, sal de cozinha, sais de fruto, entre outros. A função inorgânica sal pode ser definida como: substâncias iônicas que possuem pelo menos um cátion diferente de e um ânion diferente de . Em solução aquosa, sofrem dissociação, liberando pelo menos um cátion diferente de e um ânion diferente de .
Um sal pode ser obtido pela reação química entre um ácido e uma base ou pelo deslocamento do hidrogênio de um ácido por um metal. Como sólido, os seus íons adotam normalmente um arranjo regular formando cristais. Alguns sais são apenas estáveis como hidratos (quando combinados com a água). A maior parte dos sais inorgânicos dissolve-se rapidamente em água, originando um eletrólito (solução condutora de eletricidade).
Os sais encontram-se espalhados pela natureza: no reino mineral (constituintes das rochas, minerais, em soluções nas águas dos mares, rios e fontes); no reino animal e vegetal (fazendo parte dos organismos dos seres vivos). Existem vários tipos de sais: sais simples, hidratados, complexos e duplos.
1. Sais simples - sais formados por um único tipo de cátion e ânion;
2. Sais hidratados – sais que contêm moléculas de água;
3. Sais complexos - são espécies químicas neutras que contêm pelo menos um íon complexo. Íon complexo é um íon que contém um cátion metálico central ligado a uma ou mais moléculas ou íons ligados;
4. Sais duplos – são sais que contêm cátions provenientes de duas bases diferentes ou ânions provenientes de dois ácidos diferentes. Os sais duplos também podem ser hidratados.
Alguns sais durante o seu processo de formação