4 EXPERIMENTO DE QUIMICA1
Anderson Cabral 725749
Cristiana Sacomani 725725
Gabriela Antunes 725686
João Paulo Fagnani 727184
Disciplina:
Engenharia
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:31/03/2015
Responsável:
Sumario
Resumo…………………………………………………………………………………………….2
Introdução……………………………………….…………………….……………..…………….2
Procedimento Experimental...……………………………….…………………...………………..4
Resultados e Discussão………………………………...……………...…………..……………….5
Conclusão………………………………...……………………………..……….………………...5
Referências…………………………………..…………………….……………...……………….5
Anexos………………………………………………………………….…………..……………...7
Resumo
Este experimento teve como objetivo determinar o grau de hidratação do Cloreto de bário ( BaCl2 ),Pelo método de aquecimento e resfriamento do cadinho, primeiramente pesando-o TQ, seco, cadinho + sal hidratado e por último a massa do cadinho + sal seco,respeitando os intervalos de aquecimento e resfriamento, para obter os resultados esperados. Obs: para que os resultados fossem precisos, utilizamos no procedimento experimental um dessecador que possui Sílica-Gel: Responsável pela retenção da umidade. Também, uma balança para medir a massa do cadinho em suas diferentes fases ao longo do processo,Notando a diferença na massa.
Introdução Nesse experimento será apresentado os procedimento necessário para garantir a definição do número de moléculas de água presentes no Cloreto de Bário (BaCl).
Tal determinação se torna possível uma vez que a substância trata se de sal hidratado.
Para determinar a massa do sal hidratado, tem que ter em conta que as moléculas da água fazem parte integrante da sua composição.
Dessa forma, utilizamos o processo de calcinação do cloreto garantindo que a água presente seja retirada, bem como utilizamos o dissecador a fim de retirar qualquer indicio de humidade remanescente.
Vale ressaltar