experimento de conducao termica
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA E PRODUÇÃO
ENGENHARIA HABILIDADE MECÂNICA
RELATÓRIO DE LABORÁTORIO
CONDUÇÃO TÉRMICA
Professor: Menezes
São Luís – Ma
2014
Sumário
Introdução.
Ao apoiar um arame fino e coloca ceras em espaços definidos, sobre uma fonte de calor, após certo tempo o arame aquece e transfere calor por condução e os pedaços de cera quanto mais próximo da fonte de calor eles derretem e se desprende da fonte de calor, pois o calor se propaga de partícula por partícula de forma que a cera que estiver mais perto da fonte de calor será a primeira a derreter e se desprender do arame e em seguida as demais também se desprendem.
Objetivos
Realizar o experimento sobre o fenômeno de transferência de calor por condução que corresponde sobre a passagem do calor sobre o material por partículas. O material a ser utilizado no experimento é aproximado de uma determinada fonte de calor que ao aquecer o material faz com que o calor se propague sobre ele partícula por partícula.
Fundamentação Teórica
Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos, e é a propagação do calor por meio do contato de moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes.
Experimente pegar uma vareta metálica de uns 30 cm e aquecer uma das extremidades na chama de uma vela. Após algum tempo, a extremidade que segura também estará quente. Isso acontece porque o calor se propaga através da vareta e atinge a mão. É a esse processo de propagação do calor através das moléculas dos materiais que chamamos condução. Esse processo mantém-se também através de objectos que estejam fisicamente em contacto um com o outro.
Os materiais em geral apresentam diferentes condutibilidades, ou seja, alguns