Transferencia de calor
É a troca de energia entre as partes de um meio contínuo que, estando em diferentes temperaturas, transferem energia térmica pela transferência de energia cinética entre as partículas individuais ou grupo de partículas, no nível atômico.
Gases: choque entre as partículas.
Metais: movimento de elétrons livres.
Líquidos e outros sólidos: vibrações de estrutura reticular.
A condução de calor é relatada também por um mecanismo de Transmissão de calor ou transferência de energia térmica entre dois sistemas baseado no contato direto de suas partículas sem fluxo de matéria e que tende a igualar a temperatura dentro de um corpo e entre diferentes corpos em contato por intermédio de ondas. A condução do calor é muito reduzida no espaço vazio e é nula no espaço vazio ideal, espaço sem energia.
O principal parâmetro dependente do material que regula a condução de calor nos materiais é a condutividade térmica, uma propriedade física que mede a capacidade de condução de calor ou capacidade de uma substância de transferir a movimento cinético de suas moléculas a suas próprias moléculas adjacentes ou a outras substâncias com as que estão em contacto. A inversa da condutividade térmica é a resistividade térmica, que é a capacidade dos materiais para opor ao passo do calor.
Entretanto a condução de calor possibilita o reconhecimento do calor como forma de energia em transição, bem como os materiais condutores e isolantes. Todos os corpos possuem energia interna, porém se existir uma diferença de temperatura entre dois corpos parte desta energia interna irá passar de um para o outro (esta energia passando de um corpo para o outro se chama calor). Um corpo irá perder energia para o outro até que ambos fiquem na mesma temperatura (equilíbrio térmico), com isso sempre o corpo de maior temperatura perde energia para o de menor temperatura. Quando a temperatura de equilíbrio é atingida, o fluxo de calor pára, como mostra a figura abaixo:
A lei básica da