transferência de calor
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENGENHARIA CIVIL
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Goiânia
2013
GUSTAVO SEABRA GUIMARÃES BAYLÃO
JOÃO PEDRO GUIMARÃES QUINAN
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Trabalho de transferência de calor elaborado na disciplina fenômenos de transporte para obtenção da nota parcial de N2.
Professora: Lucidarce.
Goiânia
2013
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho de fenômenos de transporte serão abordados os conceitos básicos de transferência de calor e mecanismos utilizados pelo o mesmo; lei de Fourier, tendo em conta as propriedades térmicas de cada material para a transferência de calor por condução modelo. A ciência da Transferência de Calor (T.C.) se refere à análise da taxa de transferência de calor em um sistema. A energia transformada pelo fluxo de calor não pode ser diretamente, mas o conceito tem significado físico porque é relacionada à grandeza mensurável chamada Temperatura.
O fluxo de calor ocorre sempre que há um gradiente de temperatura em um sistema, por isso, o conhecimento da distribuição de temperatura no sistema é essencial nos estudos de transferência de calor.
O fluxo de calor é a quantidade de calor transferido por unidade de área por unidade de tempo.
Existem três modos de transferência de calor: condução, convecção e radiação. A distribuição de temperatura em um corpo é controlada pelos efeitos dos três modos de T.C., mas muitas vezes, para fins práticos, considera-se cada um separadamente.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Conceitos:
Em Física, transferência de calor é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Em outras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
1. Equilíbrio térmico:
Quando um corpo (objeto sólido ou um fluido) está a uma temperatura diferente da de seu entorno ou de outro corpo, a transferência de energia