TRANSFERÊNCIA DE CALOR
1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Nós aprendemos da Termodinâmica que energia pode ser transferida através de interações de um sistema com sua vizinhança. Tais interações são conhecidas por Calor e Trabalho. Entretanto a Termodinâmica lida com estados que delimitam processos, não provendo informações no que se refere a interação ou à taxa ou a velocidade na qual eles ocorrem.
Iniciaremos agora o estudo de como o calor é transferido e o desenvolvimento das relações necessárias para calcular as taxas nas quais esta transferência ocorre. Mas antes de iniciarmos esse estudo é de fundamental importância que saibamos as respostas das seguintes perguntas: o que é transferência de calor? Como o calor é transferido?Porque é importante seu estudo?
1.1 O Quê ?
1.2 Como ?
T1 > T2
T1 T2
q”
Tsup > T∞ Fluido em movimento q”
Tsup
Superfície, T1
Superfície, T2
1.3 – Porque é importante seu estudo ?
Os fenômenos da transferência de calor representam um papel importante em muitos problemas industriais e do meio ambiente. Como exemplo, consideremos o setor vital da produção e conversão de energia. Não existe uma única aplicação nessa área que não envolva de alguma forma os efeitos da transferência de calor. Na geração de energia elétrica, seja ela através da fissão ou fusão nuclear, da combustão de combustíveis fósseis, ou de outros processos de geração, sempre existirão numerosos problemas de transferência de calor que têm de ser resolvidos.
1.4– CONDUÇÃO
A transferência de calor por condução pode ser vista como a transferência de energia de partículas mais energéticas para partículas de menor energia em um meio liquido ou gasoso, devido às interações que existem entre elas. Analogamente, em um sólido, a