Fisica aplicada
1.ENERGIA TÉRMICA
As moléculas constituintes da matéria estão em contínuo movimento, agitação térmica. A energia cinética associada a esse movimento é chamada de energia térmica.
A energia térmica pode transferir-se de um corpo para o outro quando entres eles houver uma diferença de temperatura.
2. CALOR
É a energia térmica em trânsito entre corpos a diferentes temperaturas. 3. UNIDADE USUAL DE CALOR No Sistema Internacional (SI), a unidade de quantidade de calor é joule (J)
3.1 CALORIA
Caloria (cal) é uma unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de água. 1 caloria = 4,1868 joules
Exemplo: Para aquecer 250 mililitros de água (aproximadamente 1 copo) de 20ºC para 21ºC, é necessário fornecer 250 calorias de energia.
A caloria também é usada para mensurar o valor energético de um alimento.
4. FLUXO DE CALOR
O calor se propaga de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura
Q q t q= cal/s
5. PROPAGAÇÃO DE CALOR
Pode ocorrer por três processos diferentes: condução, convecção e radiação.
5.1 Condução Ocorre via as colisões entre átomos e moléculas de uma substância e a subseqüente transferência de energia cinética.
Transferência de calor por condução
5.2 CONDUTIVIDADE TÉRMICA
Se envolvermos um objeto a uma temperatura T2 com uma camada de um material, de modo a isolá-lo do ambiente externo a uma temperatura T1, então a condutividade térmica do material isolante determina a rapidez com que o calor fluirá através dele.
5.3 LEI DE FOURIER.
KAT q e
K: coeficiente de condutividade térmica A: área; e = espessura
Prata: 0,99 cal/s * cm * °C
Lã: 0,000086 cal/s * cm * °C
5.3.1 EXEMPLOS TÉRMICA
DA
CONDUÇÃO
O isolamento térmico é uma importante aplicação relacionada com a condução. Assim, utilizam-se materiais isolantes térmicos para minimizar a transferência