Fisica Aplicada
A Física aplicada é a Física entendida como suporte para uma tecnologia ou uso prático particular, como por exemplo em engenharia, ao contrário da investigação básica. Esta aproximação é semelhante a dada a matemática aplicada. A Física aplicada está enraizada nas verdades fundamentais e nos conceitos básicos das ciências físicas, mas está relacionada com uso de princípios científicos em aparelhos e sistemas práticos, e na aplicação da física em outras áreas da ciência. A "Física Aplicada" distingue-se da "Física Pura" por uma combinação de fatores como a motivação e a atitude dos investigadores e a natureza das relações para com a tecnologia ou a ciência que pode ser afetada pelo seu trabalho.
FISICA DA RADIOLOGIA
FISICA APLICADA
RADIOLOGIA - É A CIÊNCIA QUE ESTUDA AS PROPRIEDADES DOS RAIOS E SUAS APLICAÇÕES.
RADIAÇÃO - É TODA FORMA DE ENERGIA QUE SE PROPAGA DE UM PONTO A OUTRO SOB A FORMA DE PARTÍCULAS OU ONDAS ELETROMAGNÉTICAS, COM OU SEM CARGA ELÉTRICA.
EXISTEM DOIS TIPOS DE RADIAÇÃO:
1)RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS (NÃO POSSUEM MASSA)
2) RADIAÇÕES CORPUSCULARES (POSSUEM MASSA)
ELETROMAGNÉTICAS- SÃO FORMADAS POR CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS, PODEM SE PROPAGAR ATÉ MESMO NO VÁCUO EM UMA VELOCIDADE DE 300 MIL KM/S(VELOCIDADE DA LUZ). AS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS TEM POR CARACTERÍSTICA O COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTAS.
EXEMPLO: LUZ VISIVEL, MICROONDAS, ULTRAVIOLETA, TELEVISÃO, RÁDIO, CELULAR, RAIOS X, INFRAVERMELHO, RAIOS GAMA(COMPRIMENTO DE ONDAS EXTREMAMENTE CURTO)
RAIOS X - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS DE COMPLIMENTO EXTREMAMENTE CURTAS.
FÍSICA NUCLEAR
O ÁTOMO É CONSTITUÍDO DE UM NÚCLEO BASTANTE PEQUENO, ONDE ESTÁ CONCENTRADA A MAIOR PARTE DA MASSA DO ÁTOMO.
O NUCLEO ATÔMICO É FORMADO DE DOIS COMPONENTES BÁSICOS :
OS PRÓTONS QUE POSSUEM CARGA ELÉTRICA POSITIVA E OS NEUTRONS QUE NÃO POSSUEM CARGA ELÉTRICA, SENDO PORTANTO NEUTROS. COMO O ÁTOMO É ELETRICAMENTE NEUTRO, O NUMERO DE PRÓTONS DO NÚCLEO É IGUAL