Relatorio 6 propagacao de calor
Propagação de calor
NOME: Dauana Soares
Raphaela Siter
Ligia Rangel
Marcos Lara
TURMA: 3105 Fís.2 DIA DA SEMANA: Quarta-feira – 21:10h
Data da prática: 29/04/15
Prof. Cláudia Logelo
1. INTRODUÇÃO
Para que ocorra troca de calor, é necessário que ele seja transferido de uma região a outra através do próprio corpo, ou de um corpo para outro. Existem três processos de transferência de calor estudados na termologia, são eles: condução, convecção e irradiação. A irradiação é a propagação de ondas eletromagnéticas que não precisam de meio para se propagar, enquanto que a condução e a convecção são processos de transferência que necessitam de um meio material para se propagar.
2. OBJETIVO
Verificar as três formas de propagação de calor sendo as três : Condução, convecção e irradiação usando dois tipos de fontes térmicas: o fogo (lamparina) e a lâmpada.
3. TEORIA
Condução Quando dois corpos com temperaturas diferentes são colocados em contato, as moléculas do corpo mais quente, colidindo com as moléculas do corpo mais frio, transferem energia para este. Esse processo de condução de calor é denominado condução. No caso dos metais, além da transmissão de energia de átomo para átomo, há a transmissão de energia pelos elétrons livres, ou seja, são os elétrons que estão mais afastados do núcleo e que são mais fracamente ligados aos núcleos, portanto, esses elétrons, colidindo entre si e com átomos, transferem energia com bastante facilidade. Por esse motivo, o metal conduz calor de modo mais eficiente do que outros materiais. 1.2 Convecção Da mesma forma que o metal, os líquidos e os gases são bons condutores de calor. No entanto, eles transferem calor de uma forma diferente. Esta forma é denominada convecção. Esse é um processo que consiste na movimentação de partes do fluido dentro do próprio fluido. Por exemplo, vamos considerar uma vasilha que contenha