Trabalho de Marcela Eneida
CURSO DE LETRAS
ANÁLISE DO LIVRO DE ENEIDA DE VIRGÍLIO
São Gonçalo
2015
JULLIANA COUTINHO DE JESUS
ANÁLISE DO LIVRO DE ENEIDA DE VIRGÍLIO
São Gonçalo 2015
INTRODUÇÃO O presente trabalho e sobre um poema épico denominado Eneida, escrito pelo antigo poeta romano Virgílio em latim, o imperador Augusto encomendou-lhe a composição de um poema épico que contasse a glória e o poder do Império Romano. Um poema que rivalizasse e quiçá superasse Homero, e também que cantasse, indiretamente, a grandeza de césar Augusto. Assim Virgílio elaborou um trabalho que, além de labor linguístico e conteúdo poético, é também propaganda política.
Este poema de Eneida é o mais importante para os romanos, o principal poema da civilização Ocidental. Virgilio é um escritor que esta inserido numa época importantíssima do Estado de Roma, ele se torna o responsável por essa nova Roma que surge.
O personagem principal deste livro é Eneias um troiano que é salvo dos gregos em Troia, viaja errante pelo Mediterrâneo até chegar à península Itálica. Seu destino era ser o ancestral de todos os romanos. O poema se inicia com Eneias em uma tempestade e ele chega a cidade de Catargo, nesta cidade ele vai começar a sua história.
Os seis primeiros cantos recebem o nome de pequena Odisseia, Virgílio conseguiu muito mais do que pretendia com sua epopeia, valorizando os aspectos míticos disseminados em sua pátria (sintetizando, muitas vezes, fábulas gregas e latinas), relatando os principais fatos da história romana e construindo personagens dotadas de uma incrível humanidade.
Desenvolvimento Virgílio já era ilustre pelas suas Bucólicas (37 a. C), um poema pastoril, e