Oligopolio JOB
1. Introdução 2
2. Oligopólio 3
3. Formas de Oligopólio 4
3.1. Cartel 4
3.2. Truste 5
3.3. Holding 5
3.4. Conglomerados 5
4. Características do Oligopólio 6
5. Modelos de Oligopólio 7
5.1. Teoria Marginalista 7
5.2. Teoria da Organização Industrial 7
5.3. O Modelo de Mark-Up 8
5.4. Marketing 9
5.4.2. A Propaganda 9
6. Exemplos Reais de Oligopólios 10
7. Oligopsônio 11
8. Conclusão 12
9. Bibliografia 13
1. Introdução
No mercado oligopolista e oligopsonista, eis objeto de análise deste trabalho, pode haver tanto poucas empresas dominando o mercado, quanto poucas empresas que dominam um setor com muitas empresas. Por parte da organização, de uma das modalidades de cálculo, na estrutura oligopolista, irá retornar ou a maximização dos lucros ou a maximização de mark-up (margem sobre os custos).
Vasconcellos (2002) declara que a teoria de mark-up deve ser aplicada em grandes mercados, como as estruturas monopolista e oligopolistas, pois estas possuem um forte poder de barganha na formação de seus preços, o que não é possível em um mercado com bastante competitividade. Em outra vertente a teoria neoclássica é mais geral e rigorosa, sendo ainda, segundo Vasconcellos (2002), bastante adequada para mercados com muitos concorrentes.
Oligopsonio, é um mercado no qual os benefícios se concentram nos consumidores e não nos produtores, os quais não recebem um preço razoável pelo que produzem, não existe um só comprador, mas um número pequeno de consumidores.
2. Oligopólio
É uma estrutura de mercado com pequeno número de empresas que dominam o mercado, formando barreiras à entrada de novas empresas. As organizações podem fazer parte do mercado oligopolista das seguintes formas: oligopólio concentrado (onde um pequeno número de empresas domina um determinado setor) e oligopólio competitivo (onde um pequeno número de organizações domina um setor com muitas empresas).
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder