Fisica termodinamica 29
2.Introdução
No dia vinte e nove de outubro de dois mil e dez, realizamos um experimento de condutividade térmica.
Baseamos-nos na teoria de condutividade térmica e nas observações feitas durante o experimento. E a respeito da teoria temos que: condução térmica é a transferência de energia térmica entre átomos e/ou moléculas vizinhas em uma substância devido a um gradiente de temperatura. Noutras palavras, é um modo do fenômeno de transferência térmica causado por uma diferença de temperatura entre duas regiões em um mesmo meio, ou entre dois meios em contato.
Em nosso experimento usamos alguns metais como, alumínio de espessura fina, alumínio de espessura grossa, cobre metal amarelo (latão) e ferro. Os metais e suas ligas, sejam sólidos ou líquidos, devido à elevada condutividade térmica, são excelentes meios de propagação de calor, normalmente associada à condutividade elétrica.
A condução térmica pode ser interpretada como a transmissão passo a passo de agitação térmica: um átomo (ou uma molécula) transfere parte de sua energia cinética ao átomo vizinho, sendo um fenômeno de transporte de energia interna devido à