Fisica
RAIELA QUIRINO LIMA
ESTUDO DE CASO – TERMÔMETRO E A LEI ZERO
ARAPIRACA – ALAGOAS
2015
RAIELA QUIRINO LIMA
ESTUDO DE CASO – TERMÔMETRO E A LEI ZERO
Estudo de caso sobre a Termodinâmica apresentado à disciplina Física, das 2º série, turma 921 sob a orientação do
Professor Pedro Júnior para fins de avaliação.
ARAPIRACA – ALAGOAS
2015
Estudo de Caso
Problematização: Termômetro e a termodinâmica
O termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as suas variações. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termométrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura. A mesma é medida através do grau de agitação das moléculas de um sistema, sendo assim não podemos medi-la diretamente, precisamos estabelecer padrões observando as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica.
Mas o que é dilatação térmica e resistência elétrica?
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer em se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada
Em termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa a elevação no grau de agitação de suas moléculas e consequentemente na distância média entre as mesmas. A dilatação ocorre de forma mais significativa nos gases, de forma intermediária nos líquidos e de forma menos explícita nos sólidos, podendo-se afirmar que: dilatação nos gases > dilatação nos líquidos > dilatação nos sólidos.
Experimentos podem ser usados para mostrar a dilatação de forma mais evidente, como o identificado na figura ao lado, que consiste de uma esfera, um anel, uma haste e uma vela. A esfera, quando em temperatura ambiente, passa facilmente pelo orifício, quando aquecemos a mesma, ela sofre expansão térmica, não passando mais pelo anel.
Anel de Gravesande, usado
Podemos chegar ao