formas de propagação de calor
4891 palavras
20 páginas
1.1 RESUMO Termologia é a parte da Física que estuda o calor e suas aplicações. O calor, também denominado energia térmica, é consequência do movimento vibratório das moléculas ou partículas de um corpo. Quanto maior o movimento vibratório mais quente é o corpo. O calor é energia em trânsito que ocorre devido a uma diferença de temperatura. Assim, existindo qualquer diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá à transmissão de calor de um ao outro. O sentido de propagação de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Quando temos dois corpos com temperaturas diferentes, a tendência é que essa diferença de temperatura deixe de existir, pois há entre os corpos uma transferência de calor que faz com que a temperatura dos corpos fique em equilíbrio. A transferência de calor citada anteriormente pode ser apresentada de três maneiras distintas: Condução, convecção e irradiação, cuja primeira e a segunda será abordada no relatório em caráter qualitativo.
Condução: ocorre através de um sólido ou de um fluido estacionário.
Convecção: Parte de uma superfície para um fluido em movimento.
Irradiação: Troca líquida de calor entre duas superfícies.
Após analisado as formas de propagação de calor mencionadas acima, através de bases bibliográficas buscamos mensurar suas características, onde foram detalhadas em perguntas e respostas e descrições dos experimentos.
2.1 INTRODUÇÃO Falar a respeito do tema calor ainda pode trazer confusão para algumas pessoas. Em termologia, calor está ligado à transferência de energia térmica de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura, ou seja, calor é a energia em trânsito. Para melhor assimilação, vamos ao seguinte exemplo: Vamos imaginar que, em um sistema isolado (dentro de uma caixa de isopor, por exemplo), foram colocados dois objetos. O objeto A, à temperatura de 200°C; e o objeto B, à temperatura de 20ºC. De