Formas de propagaçao do calor
Calor é energia térmica em trânsito, ou seja, é energia que se transfere de um corpo de maior temperatura para um outro de menor temperatura.
A propagação de calor pode se verificar através de três processos diferentes: Condução, Irradiação e Convecção.
O sentido de propagação de calor ocorre sempre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.
Formas de propagação do calor
A energia, chamada neste caso de energia térmica, pode passar de um corpo para o outro fundamentalmente de três maneiras diferentes: condução, convecção e radiação. Vamos vê-las separadamente, mas na maioria das vezes elas acontecem sempre combinadas.
Condução
Condução é a transferência de calor por contato direto das partículas de matéria. A transferência de energia pode ser primariamente por impacto elástico como em fluidos e por difusão de elétrons livres como predominante em metais ou vibração de fônons[->0] como predominante em isoladores. Em outras palavras, calor é transferido por condução quando átomos adjacentes vibram um contra o outro, ou quando elétrons movem-se de um átomo a outro. Condução é maior em sólidos, onde uma rede de relações espaciais relativamente fixas entre átomos ajuda a transferir energia entre eles por vibração.
Condução de calor é diretamente análoga à difusão de partículas em um fluido, na situação onde não há correntes de fluido. Este tipo de difusão de calor difere da difusão de massa em comportamento, apenas na medida em que pode ocorrer em sólidos, ao passo que a difusão de massa é bastante limitada em fluidos.
Metais (e.g. cobre[->1], platina[->2], ouro[->3], etc) são normalmente os melhores condutores[->4] de energia térmica. Isto é devido à forma que os metais são quimicamente ligados: ligações metálicas[->5] (em oposição a covalentes[->6] ou iônicas[->7]) tendo elétrons de livre movimento os quais são hábeis em transferir energia térmica rapidamente através do metal.
A medida que a densidade[->8] diminui, decresce a