A indústria de cobre
Alberto dos Santos Menezes
A INDÚSTRIA DO COBRE
São Paulo maio/2012 Sumário 1. INTRODUÇÃO 3 2. CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA 4 3. MATÉRIA PRIMA 5 4. MAPA TEMÁTICO- JAZIDAS DE COBRE NO BRASIL 7 5. PROCESSO QUÍMICO INDUSTRIAL 8 Preparação 8 Ustulação 9 Refino eletrolítico 9 Efluentes industriais 10 6. CLASSIFICAÇÃO DA INDÚSTRIA 11 7. CONCLUSÃO 12 8. REFERÊNCIAS 13 ANEXO A – Fluxograma : Processo de Obtenção do Cobre 14
1. INTRODUÇÃO
O cobre, elemento químico representado pelo símbolo Cu, é um dos metais mais importantes da indústria, possui cor avermelhada, é dúctil e maleável, tem ótima condutibilidade elétrica e térmica, por isso é mais utilizado em condutores de energia elétrica, é também usado em ligas metálicas como latão e bronze.
O cobre começou a ser usado há mais de 15 mil anos, e surgiu como substituto da pedra para fabricação de armas, ferramentas, utensílios, etc. O cobre sempre esteve junto às evoluções do ser humano, e suas propriedades como resistência á corrosão, durabilidade, ductilidade, maleabilidade entre outras, garantem até hoje o lugar do cobre no nosso desenvolvimento.
O presente trabalho tem por objetivo estudar e analisar a importância, a utilização e processos químicos industriais envolvidos na obtenção e uso do cobre.
2. CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA INDÚSTRIA
O cobre foi o primeiro metal extraído e transformado pelo homem, tendo sido o mais importante em tempos mais antigos da história porque, além de estar disponível em grandes quantidades e na época, quase na superfície do solo, era muito apropriado para a fabricação de armas e ferramentas, objetos de arte e adornos. Muito provavelmente o centro original da metalurgia foi no planalto do Irã, onde o cobre era facilmente encontrado. As escavações arqueológicas revelaram que o cobre era conhecido no Brasil desde o início do Neolítico. No final do quarto