cobre: reutilização exploração aplicação industrial e impactos ambientais
O cobre é um elemento químico de símbolo Cu, número atômico 29 e de massa atómica 63,6 u. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido. Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze.
História do surgimento da Indústria
O cobre foi o primeiro metal extraído e transformado pelo homem, tendo sido o mais importante em tempos mais antigos da história porque, além de estar disponível em grandes quantidades e na época, quase na superfície do solo, era muito apropriados para a fabricação de armas e ferramentas, objetos de arte e adornos. Muito provavelmente o centro original da metalurgia foi no planalto do Irã, onde o cobre era facilmente encontrado. As escavações arqueológicas revelaram que o cobre era conhecido no Brasil desde o início do Neolítico. No final do quarto milênio AC, o cobre atingiu níveis técnicos elevados no Irã, Mesopotâmia e Egito. Desde cerca de 2000 A.C o cobre foi amplamente difundido na Europa, onde a Idade do Bronze começou logo depois e desenvolveram-se diversas e importantes rotas comerciais.
A descoberta do processo de obtenção do cobre a partir de seus minérios foi um evento muito importante na história da humanidade: um evento que deu origem à metalurgia e estabeleceu as bases para o desenvolvimento das nossas indústrias de grande porte, não só da indústria do cobre, mas indiretamente, das indústrias de ferro e aço. Na antiguidade os objetos de arte de metal eram feitos por ferreiros, que utilizavam como matéria-prima chapas de cobre para serem Cobre granulado trabalhadas com várias técnicas. A maneira mais simples de obter uma tigela de cobre consistia