Administração Paticipativa
Leonardo Murari, 27 de novembro de 2009
Tweet
inCompartilhar
A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas tomadas de decisões, resoluções de problemas e aprimora a satisfação e a motivação no trabalho, e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competividade das organizações.
Para que haja o devido sucesso no uso da Administração Participativa, os colaboradores, de forma organizada e responsável, podem contribuir com suas experiências e conhecimentos, ou seja, expondo suas idéias, buscando sempre agregar mais valores às funções.
E também para obter a satisfação da Administração Participativa, é preciso que os administradores compartilhem as decisões que preocupam a empresa com os colaboradores, que eles mostram os problemas na empresa e estejam dispostos a ouvir as idéias dos colaboradores.
É interessante acrescentar que os administradores podem aceitar idéias de fora, como idéias de clientes ou usuários, fornecedores, e eventuais distribuidores da organização, afinal a Administração Participativa tem por meta construir uma organização participativa em todas as interfaces.
Um exemplo interessante para ser avaliado é um time de futebol, porém o time tem um intermediário que seria o técnico, se este não expuser ao resto de seus jogadores os problemas que afetam a equipe em um campeonato, os atletas não poderão ajudar, e não apenas eles, mas toda a comissão técnica e dirigentes do clube. Portanto o técnico do time tem que pedir auxílio a todos da equipe, e também por que não da torcida, afinal é ela que é seu maior cliente.
Concluindo, tanto nas empresas como no futebol ou em qualquer modalidade esportiva que exija um líder, este tem que abraçar a equipe que tem em mãos e motivá-los, para que eles possam ajudar no sucesso das metas e nas