administração
A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas tomadas de decisões, resoluções de problemas e aprimora a satisfação e a motivação no trabalho, e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competividade das organizações.
Para que haja o sucesso no uso da Administração Participativa, os colaboradores, de forma organizada e responsável, podem contribuir com suas experiências e conhecimentos, ou seja, expondo suas ideias, buscando sempre agregar mais valores às funções.
Para obter a satisfação da Administração Participativa, é preciso que os administradores compartilhem as decisões que preocupam a empresa com os colaboradores, que eles mostram os problemas na empresa e estejam dispostos a ouvir as idéias dos colaboradores.
Os administradores podem aceitar idéias de fora, como idéias de clientes ou usuários, fornecedores, e eventuais distribuidores da organização, afinal a Administração Participativa tem por meta construir uma organização participativa em todas as interfaces.
Considerando o modelo de administração Participativa como de grande relevância para o crescimento empresarial, é importante também lembrar que a participação dos funcionários faz com que os próprios se sintam valorizados perante a empresa. Acontece também com fornecedores e clientes, quando é ouvido pela administração sobre as diretrizes a serem tomadas na empresa, ao ver suas idéias sendo expostas e valorizadas na empresa onde trabalha funcionários, clientes e fornecedores e outros colaboradores da empresa fará o possível para que a empresa ou instituição que trabalha ou presta algum tipo de atividade se expande, pois o sucesso da empresa ou instituição é o sucesso de seus colaboradores.