Avaliação ambiental de uma linha de lãmpadas
Gestão Ambiental
Profa Dra. Cleusa Cristina Bueno Martha de Souza
Adriana Dominiski Pereira
Alberto Rosa Silva
Alfredo Romiti Ruiz
Camila Filadelfo Almeida
Gláucio Dantas dos Santos
Wellington Marques Rodrigues
introdução
1 Gestão Ambiental
Com a crescente globalização da economia, as empresas viram-se forçadas a aprimorar continuamente o nível de qualidade de seus meios patrimoniais e ter cuidado com o meio ambiente natural, satisfazendo o consumidor cada vez mais exigente e consciente. O cliente moderno observa e prefere a célula social que adota cuidado com o entorno ecológico e social e adquire os produtos dessa organização. Ele prefere a empresa que mostra respeito ao meio ambiente e contribui para a qualidade de vida da comunidade.
A preocupação que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes, à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Mecanismos como selos verdes e Normas, como a Série ISO 14000, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto à sociedade. (Nicolella, 2004)
Com o atual problema de aquecimento global, o assunto deixou de ser algo discutido apenas por cientistas e agora faz parte da estratégia de grandes corporações e debates políticos entre países. Está surgindo um novo contexto global em que se exige uma nova maneira de pensar e agir. Empresas terão de lidar com a perspectiva de escassez de água limpa, a elevação dos custos de energia não-renovável e mesmo a crescente demanda da sociedade por uma atitude mais responsável, levando-se à adoção de políticas e estratégias de sustentabilidade.
Em