Experimento conservaçao energia
OBJETIVO:
Este trabalho tem como objetivo provar se existe ou não conservação de energia em movimentos de rolamento. Para essa comprovação, utilizaremos dois experimentos, o ioiô e o rolamento de uma bola de gude em um escorregador.
INTRODUÇÃO:
Rolamento é uma associação de dois movimentos em torno do centro de massa de um corpo: o de translação e o de rotação. Já quando fala-se de energia, temos de por em conta a energia de potencial gravitacional e a cinética, que transformam-se uma na outra assim como nos diz a lei da conservação de energia.
Conhecendo então sobre a conservação de energia de corpos em rolamento, iremos analisar a existência ou não na prática, avaliando a queda de um ioiô e o rolamento de bolinhas de gude de massas diferente sobre uma rampa, vendo assim se a massa do corpo afeta sua energia inicial e final.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO:
- Rotação
O movimento é descrito como de rotação pura, quando o eixo de rotação é fixo, ou seja, cada ponto sobre o objeto que está rotacionando, gira em torno do centro, com uma mesma velocidade angular (ω). A velocidade linear será de mesmo módulo em todas as bordas do objeto. Como a energia cinética é dada pelo produto do momento de inércia do objeto com a velocidade angular ao quadrado, dividido por dois. O momento de inércia varia conforme a forma do objeto em questão.
- Translação
Quando o sistema sofre um movimento de translação pura, considera-se que todos os pontos do objeto deslocam-se com a mesma velocidade linear e para a mesma direção. É possível observar neste movimento que, a superfície que estiver em contato com o ‘solo’ permanecerá sempre em contato com o mesmo, mas se movendo para alguma direção.
A energia cinética do movimento de translação é diferente do de rotação. Esta energia é dada pelo produto da massa do objeto com a velocidade linear ao quadrado, dividido por dois.
- Conservação de Energia
Toda a energia que existe em um sistema isolado