Histologia
O presente trabalho tem por função dizer o que é tecido nervoso, citar suas estruturas e seu funcionamento para maior conhecimento do corpo humano. Para maior compreensão, vale ressaltar que um tecido é o conjunto de células especializadas e de matriz extracelular envolvente.
2. Desenvolvimento
2.1. Tecido Nervoso
O tecido nervoso nada mais é que o tecido responsável pelo revestimento de todo o sistema nervoso, que se diferencia em sistema nervoso central e periférico. Ele se encontra no cérebro, medula espinhal e nervos que percorrem todo o corpo e é constituído por células especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos, por exemplo: impulsos nervosos são enviados para você levantar seu braço. E isso é feito devido a uma série de atividades químicas e físicas da membrana desses tecidos.
2.2. Sistema Nervoso (SN)
O sistema nervoso é constituído de tecido nervoso, e se divide em dois: sistema nervoso periférico (SNP) e sistema nervoso central (SNC). A função do sistema nervoso está em receber os estímulos tanto do meio externo quanto do meio interno do corpo e processar esses estímulos para produzir uma resposta correta, o que é feito em milésimos.
Estímulos do ambiente são captados por receptores. Os pulsos para chegar até o SNP são enviados a partir desses receptores para o SNC, onde as informações são captadas e processadas. Após o processamento correto dessas informações, os impulsos são enviados para todo o corpo para fornecer as respostas adequadas.
Estruturalmente, o SNP consiste em nervos e gânglios, enquanto o SNC é formado pelo cérebro e pela medula espinhal. Estes tecidos são constituídos por neurônios e células de Glia ou gliócitos (nutrem e protegem os neurônios).
2.3. Neurônios
Os neurônios são a unidade básica do sistema nervoso. São as células responsáveis pela recepção e transmissão de impulsos nervosos em forma de impulsos elétricos. Diferente das demais células do corpo, ela é incapaz de