experimento cachoeira de fumaça
EXPERIMENTO
CACHOEIRA DE FUMAÇA
PORTO VELHO-RO
JUNHO DE 2013
DISCENTE: shay bastos
DOCENTE: LAUDILENE OLENCA
DISCIPINA: ESTRATEGIA DE ENSINO
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA
4º PERIODO
PORTO VELHO-RO
JUNHO DE 2013
Experimento 1° – Cascata de fumaça.
Neste experimento mostraremos que a fumaça trocando calor com um canudo De papel, diminui sua temperatura aumentando sua densidade e através da força gravitacional a fumaça se acumula na parte inferior de uma garrafa. Além da diminuição da temperatura, a fumaça absolverá umidade do papel, tornando-a mais “pesada”. Veremos de um lado a fumaça subir (lado externo da garrafa) e do outro descer (lado interno da garrafa).
Material:
-Uma garrafa PET de 2 litros, transparente e dotada de um furo.
-Folha de papel sulfite.
-Fósforo
Procedimentos:
Reserve uma garrafa pet fabricado em material transparente, fez-se um buraco em formato circular com diâmetro qualquer.
Pegou uma folha de papel sulfite e enrolo formando um canudo introduziu essa folha no buraco da garrafa ascendeu esse papel com um isqueiro
E assoprou para a fumaça entrar na garrafa.
A fumaça foi descendo dentro da garrafa.
Porque que isso acontece?
A fumaça tem algumas partículas que são mais densas do que o ar, mas normalmente ela sobe porque a fumaça ta junto com ar quente que esta sendo aquecido pelo fogo,
O ar quente e menos denso do que o ar do ambiente ele e menos denso porque ele ta mais quente ele se expande e sobe e a fumaça sobe junto.
No caso do nosso experimento isso não acontece por causa do caninho do papel parte da fumaça vem pra dentro do caninho e este serve como resfreador e quando a fumaça chega na ponta ela esta fria, e essas partículas que estão dentro da garrafa são mais densas do que o ar da fumaça, fazendo assim ela descer.
Referencias Bibliográficas: