Cachoeira de fumaça
Osasco, 2013
Introdução
Os conceitos que fundamentam a convecção, que constitui o assunto deste trabalho, ajudam a entender o fenômeno da cascata. A fumaça branca é constituída de partículas resultantes da combustão incompleta do papel. Delas faz parte, inclusive, vapor d’água que se condensou durante a troca de calor com o canudo de papel.
A cachoeira de fumaça
A cachoeira de fumaça tem base no principio da convecção. Convecção é um processo de transporte de massa caracterizado pelo movimento de um fluido devido à sua diferença de densidade, especialmente por meio de calor. Outras formas de transmissão de calor são a condução térmica e a irradiação térmica.
Irei mostrar como fazer uma cachoeira dentro de uma garrafa pet, utilizando materiais simples e interessante de se fazer.
Material: 1 garrafa PET de 2 litros, transparente e dotada de um furo com diâmetro aproximado de 10 mm (que pode ser feito usando-se um prego aquecido ou um ferro de soldar) e situado a 4 dedos do fundo da garrafa; folha de papel sulfite e fósforo.
Procedimentos: Cortar uma tira de papel sulfite de 20 x 10 cm. Com ela fazer um tubo com comprimento 20 cm e colocá-lo no orifício da garrafa, de modo que fiquem 5 cm dentro da garrafa; colocar fogo na extremidade exterior desse tubo de papel.
Você pega a garrafa, faz um furo a cima do meio, com um diâmetro um pouco maior do que um dedo, próximo passo e fazer um tubinho com a sua folha de papel, o tubinho tem que ter diâmetro suficiente para entrar no buraco , não pode ser muito grosso, coloque o tubinho dentro do buraco, e agora só acender a ponta que ficou para fora, e depois da uma soprada pra sair bastante fumaça.