confeccionar placa de circuito impresso
Nas placas de circuito impresso a passagem da corrente elétrica do circuito ocorre por meio de uma camada fina de um material condutor (geralmente cobre).
Assim se dispensa a presença de fios. Os componentes são fixos em uma material isolante base, melhorando sua distribuição e diminuindo o espaço necessário à montagem. Placa de circuito impresso
A placa de circuito impresso fornece uma base de sustentação e agrupamento ideal, sobre a qual a maior parte dos componentes pode ser montada e fixada. O aperfeiçoamento dos processos de fabricação de placas de circuito impresso trouxe uma diversificação nos materiais da base isoladora, sendo que o material utilizado nessa placa será a fenolite.
O processo artesanal consiste na aplicação de tinta de base plástica sobre uma placa de fenolite inicialmente cobreada. Depois de determinada as trilhas, a PCI é levada a uma solução de percloreto de ferro, onde ocorrerá a corrosão do cobre que não foi coberto pela tinta. Outro método que pode ser utilizado é o design da PCI através de softwares. Após o design as trilhas são impressas em papel gloss e transferidas à placa de fenolite cobreada por um processo de aquecimento.
Confecção de uma PCI passo-a-passo
A finalidade de uma placa de circuito impresso se destaca por duas formas ao mesmo tempo: ela sustenta componentes em posição de funcionamento e fornece os percursos para a corrente que eles exigem para operação. Esse percurso se deve a uma camada de cobre que deve ser recortada de modo que vão formar trilhas que funcionarão como fios, conforme a figura1 abaixo:
Figura1: Placa de Circuito Impresso
Sobre uma placa de fenolite ou fibra