Relatorio centro de massa
ENGENHARIA MECÂNICA/CIVIL
FÍSICA EXPERIMENAL I
EA3-N
Experiência 2: Mesa de Força
Realizado em 10 de Outubro de 2013
Professor:
Manuel Almeida Andrade Neto
Grupo:
Felipe Bermond Gonçalves
Fernando Feller
Rina Donadello
Suellem Luchi
Vila Velha (ES), 17 de Outubro de 2013
Sumário
1. Objetivos
Este relatório tem como objetivo verificar experimentalmente o equilíbrio de forças, manusear dinamômetro e escalas de medida e a análise de erro e incertezas.
2. Problema Físico
Neste experimento vamos demostrar o equilíbrio das forças que atuam nos corpos segundo a Primeira Lei de Newton. Sabemos que para um corpo estar em repouso a resultante das forças que atuam nele deve ser nula. Para demonstração do equilíbrio teremos que: se as forças forem coplanares, precisaremos transforma-las em equações escalares a partir das equações vetoriais da soma das forças, fazendo com que estas fiquem projetadas nos eixos cartesianos ortogonais X e Y, que é o caso deste experimento.
3. Desenvolvimento Teórico
Neste experimento serão determinados os conjuntos de pesos diferentes a partir da soma das massas dos discos (P1, P2 E P3) através do uso do dinamômetro. Para avaliação de erros e incertezas sistemáticos faremos a medida dos pesos na vertical horizontal (que será usada para o restante do experimento).
Logo após, serão montados arranjos de pesos para o estudo do equilíbrio utilizando a REGRA DO PARALELOGRAMO E EQUILÍBRIO DE FORÇAS COPLANOARES.
Equilíbrio de forças coplanares sobre um ponto material:
Diz-se que um ponto material está em equilíbrio quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. O conceito de equilíbrio de forças em um ponto material geralmente é utilizado para determinar uma força incógnita, tal como uma reação de apoio ou uma força necessária para “equilibrar” esse ou aquele sistema de