Relatório Centro de Massa
Aristóteles
Objetivo do estudo
:
O presente estudo, objeto da disciplina
Filosofia, tem como finalidade relacionar assuntos sobre os aspectos políticos; culturais; a obra e etc. de um dos maiores filósofos e cientistas de sua época bem como alguns questionamentos filosóficos acerca de sua obra.
Justificativa do estudo:
Aprofundar
o conhecimento sobre
Aristóteles um dos maiores filósofos do século IV e talvez de toda a Grécia Antiga.
Estudo indispensável à compreensão da evolução mental da civilização a que pertencemos. Contexto histórico-filosófico:
Aristóteles nasceu em 384 a. C. em Estagira na Calcídia.
Ele viveu no período da história grega em que a hegemonia da Macedônia se estendia sobre a Grécia.
Com 17 anos de idade foi para Atenas onde era o centro político de toda a Grécia. Entrou para a academia de Platão e em 343 é chamado pelo rei Filipe para educar seu filho o futuro Alexandre o Grande.
Contexto histórico-filosófico:
338 a.C. rei Filipe da Macedônia conquista a Grécia
336 a.C. Morte do rei Filipe. Alexandre sobe ao trono e dá continuidade ao expansionismo militar.
Pensamentos do filósofo
“Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu desenvolvimento à instrução (por isto ela requer experiência e tempo); quanto a excelência moral, ela é o produto do hábito (...)” (MARCONDES, 2000, p.52)
Aristóteles afirma que a virtude é um hábito, e assim é necessário praticá-la e exercê-la efetivamente, para que possamos nos tornar virtuosos. E ela pode ser ensinada, sendo esse ensinamento uma das tarefas mais importantes da educação do homem.
Pensamentos do filósofo
“Os homens, no início como agora, encontram no assombro o motivo para filosofar, porque no início eles se maravilhavam diante dos fenômenos mais simples, dos quais não podiam