Colete seu Ouro!
— Cazuza.Universidade metodista de piracicaba |
Centro de Massa |
Relatório |
|
Estudo do centro de massa
Relatório de Experimentos apresentados para a avaliação da disciplina de FísicaExperimenta II do 2º semestre de Engenharia Química e Produção da Universidade Metodista de Piracicaba sob a orientação do Prof º Aparecido Coutinho.Outubro/2012
Sumário
1.Resumo
2.Introdução
2.1.Objetivo
2.2.Aplicação
3.Fundamentos Teóricos
4.Procedimentos Experimentais
5.Resultado e Discussões6.Conclusões
7.Referências
1.Resumo:
Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo devários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Para n partículas, cada uma com posição ri emassa mi, o centro de massa é dado por:
Na física, o centróide, o centro de gravidade e o centro de massas pode, sob certas circunstâncias, coincidirentre si. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centróide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois serelacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centróide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certaspropriedades, tais como simetria. Para que um centróide coincida com o centro de gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campogravitacional uniforme.
Em um tratamento de sistemas de massas pontuais o centro de massas é o ponto onde se supõe concentrada toda a massa do