Quem foi Winston Churchill
"Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória - vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos." Este é um trecho do discurso proferido por Winston Churchill na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em 13 de maio de 1940, três dias depois de ser nomeado primeiro-ministro, cerca de oito meses após início da Segunda Guerra Mundial.
Winston Churchill era filho de um nobre inglês e de uma americana. Estudou na Academia Militar de Sandhurst e, entre 1895 e 1899, serviu no regimento de hussardos. Trabalhou como correspondente de guerra em Cuba, na Índia e na África do Sul. Na África, participou da Guerra dos Boêres. Acabou prisioneiro e empreendeu uma fuga espetacular, narrada no livro "De Londres a Ladysmith", que o tornou conhecido no mundo inteiro.
Em 1900, foi eleito deputado pelo partido conservador, rompendo com ele em 1904. Dois anos depois, filiou-se ao partido liberal. Eleito deputado, foi convidado a ocupar o cargo de Subsecretário de Estado para as Colônias. Em 1908 foi presidente da junta de comércio e, em 1910, transferiu-se para o ministério do Interior.
Em 1911 Churchill tornou-se Lorde do Almirantado. Modernizou a Marinha de Guerra do Reino Unido. Porém, com o fracasso da expedição britânica naTurquia, em plena Primeira Guerra, pediu demissão e alistou-se no exército.
Com o fim da Primeira Guerra Winston Churchill foi adquirindo um perfil mais conservador e continuou participando ativamente da política. Em 1916 voltou ao parlamento. Entre 1919 e 1921, foi ministro da Guerra; entre 1921 e 1922, ministro das Colônias e, de 1924 a 1929, foi ministro das Finanças.
Em 1939, voltou novamente à Marinha e, em 1940, com a invasão da França pela Alemanha, foi nomeado primeiro ministro. Churchill teve