Situac A O Da Gra
Curso de Relações Públicas
Situação da Grã-Bretanha
Vânia Pimentel
Nº 22921
2º Ano
Prefácio
Este tema foi escolhido pela docente Maria Inês Silva e aceitei fazer um trabalho sobre a situação da Grã-Bretanha porque achei um bom desafio, visto que não sabia muito sobre ele, aventurei-me a fazê-lo.
Introdução
Este trabalho foi feito a pedido da docente Maria Inês Silva no âmbito do Curso de Relações Públicas de A Europa e a Comunidade Internacional. Neste trabalho irei abordar a situação da Grã-Bretanha entre as duas grandes guerras, assim como, a Independência da Irlanda, Commonwealth, as responsabilidades da Grã-Bretanha na segunda grande guerra e também sobre o Winston Churchill.
Epígrafe
“Construir pode ser a tarefa lenta e difícil de anos. Destruir pode ser o ato impulsivo de um único dia.” – Winston Churchill
Situação da Grã-Bretanha
A evolução britânica foi equivalente à medida da França.
O desfecho da Primeira Guerra Mundial iniciou para a Grã-Bretanha a época de crises. A partir de 1890-1900, a Alemanha e os Estados Unidos ultrapassaram largamente a Grã-Bretanha nos domínios técnicos, e o carvão perdeu a preferência em relação ao petróleo e à eletricidade.
O final da guerra em 1914-1918 para o Reino Unido foi doloroso, pois a guerra tinha custado um preço elevadíssimo e a situação financeira de Londres foi fortemente ameaçada pelos Estados Unidos. A política inglesa restabeleceu a libra esterlina, utilizando uma deflação severa, elevando a taxa de desconto e ao mesmo tempo equilibrou rigorosamente o orçamento do Estado.
A libra voltou a subir o valor em Abril de 1922 e o desemprego aumentou rapidamente.
Durante este período a Inglaterra debateu dois grandes problemas, um institucional e outro político ligados à história da Europa: a questão da Irlanda e a evolução do Commonwealth.
A Irlanda, desde a segunda metade do século XIX, absorvia a autonomia política,