MATERIAIS ELETRICOS
Marcos Giovanni
Paulo Pascoal
Wander Oliveira
MATERIAIS ELÉTRICOS
Centro de Ensino Superior
Conselheiro Lafaiete
2011
Andresa Lélis
Marcos Giovanni
Paulo Pascoal
Wander Oliveira
MATERIAIS ELÉTRICOS
Centro de Ensino Superior
Conselheiro Lafaiete
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo ampliar nosso conhecimento sobre o processo de acabamento e revestimento de condutores em todas as fases, afim de desenvolver informações necessária para um melhor desempenho nosso curso e como engenheiros.
CONDUTORES
Não há muito tempo, a determinação de substâncias químicas presentes em misturas, entre as quais a vitamina C em sucos e remédios, exigia um conjunto de operações trabalhosas e muitas vezes complexas. A identificação e a determinação quantitativa em geral só eram possíveis com isolamento da substância ou com a eliminação de espécies que poderiam interferir na análise.
Composição dos materiais: Os materiais cerâmicos são isolantes elétricos. O problema foi contornado com a adição de grafite, primeiro através da mistura mecânica e, depois, com a utilização do processo sol-gel. Na mistura mecânica o grafite fica distribuído entre as partículas de sílica e do óxido metálico (Si02/Mx0y), enquanto no processo sol-gel as partículas se disseminam muito mais homogeneamente na sílica. Os centros ativos estão em contato direto com as partículas de grafite, o que aumenta significativamente o processo de troca eletrônica na superfície da matriz, elevando sensivelmente a eficácia dos sensores. Os sensores eletroquímicos assim obtidos permitem, por exemplo, a determinação das concentrações de oxigênio dissolvido em águas naturais, de vitamina C em sucos e medicamentos, de ácido oxálico em vegetais, de derivados de fenóis, etc.
RESISTÊNCIA ELÉTRICA DOS CONDUTORES
A resistência elétrica pode ser entendida como a oposição do condutor a passagem da corrente elétrica. É claro que para uma determinada