Winston churchill
Entrevista
Winston-Churchill
Lisboa, 2012
Sir Winston Leonard Spencer-Churchill, nascido a 30 de Novembro de 1874, era o homem mais criticado e, ao mesmo tempo, o mais famoso de Inglaterra. É considerado um grande estadista britânico pela sua actuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial e, será para sempre lembrado pela sua capacidade de prever acontecimentos futuros. Foi um político conservador e correspondente de guerra, pois tem como paixão o jornalismo.
A: Boa tarde Sir Winston-Churchill. Escolhemos Marraquexe para realizar esta entrevista, visto ser o “lugar mais bonito do Mundo” para si, verdade?
WC: Pois bem, antes de mais, boa tarde e sim, é verdade, costumo vir para aqui sempre que preciso de fugir ao rigoroso clima britânico.
A: Iniciamos esta entrevista com pequenos factos acerca da sua infância.
Sei que viveu em Dublin. Desses tempos, do que mais se recorda?
WC: Pois bem, é verdade que vivi em Dublin, mas não durante muito tempo. Desses tempos recordo-me muito do meu avô John Spencer-Churchill, pois era Vice-Rei da Irlanda e sempre que podia ia com ele às paradas e eventos militares e, por isso, penso que tenha sido por causa das suas funções que me comecei a interessar pela vida militar.
Porém, por outro lado, o meu pai inscreveu-me no Real Colégio Militar pois não tinha muito tempo para mim, visto que tinha uma carreira na política muito ocupada e era uma pessoa fria e austera que não ligava muito aos sentimentos e, devido a isso, desde muito novo que sempre convivi de perto com a disciplina e com o rigor, ao contrário da minha mãe, Jennie, que sempre foi mais carinhosa e protectora comigo e com o meu irmão John.
A: Falhou duas vezes nos exames que lhe davam entrada nesse Real Colégio Militar que me falou. O que mudou para ser bem-sucedido?
WC: O meu pai, tal como já referi, obrigou-me a ir para esse colégio militar, pois anteriormente havia tentado inserir-me numa escola