Racionalização de processos
Podemos definir processos como qualquer atividade, ou conjunto de atividades, que use recursos para transformá-los em produtos a serem colocados no mercado consumidor, pode ser considerado um processo.
Para a geração de um produto ou serviço para atender a necessidade de um cliente, é percorrida uma cadeia de uma série maior ou menor de processos interligados. Os problemas eventualmente surgidos sempre deverão ser resolvidos sob a óptica do cliente e com a preocupação de melhor servi-lo e atendê-lo.
Quando falamos da estruturação por processos, deve existir a figura de um responsável para poder exercer plenamente essa responsabilidade e todas as atividades inerentes a esse processo sob sua tutela. Essa “gerência do processo” será a encarregada de gerir todos os demais processos.
Para analisar um processo deve-se ter uma visão horizontal da empresa, deve envolver e contaminar toda a organização. A Racionalização de Processos tem imposto aos elementos responsáveis pela gestão das empresas uma busca incessante pela qualidade dos produtos e serviços, maior produtividade e por fim maior competitividade no mercado.
O que leva as empresas a racionalizar seus processos são: o aumento das exigências dos clientes, a globalização, as restrições do mercado e a diminuição de renda dos consumidores.
Em um mercado competitivo como o brasileiro, necessitamos diminuir os custos fixos para conseguir melhor lucratividade.
Bibliografia: Balestero-Alvarez, editora atlas.
Fundamentação teórica sobre o Layout
O layout é a disposição de objetos e sua interação em uma área delimitada de modo funcional. A disposição leva em consideração a dimensão dos objetos, as dimensões necessárias para operação, manutenção, abastecimento de produtos a processar e escoamento de produtos processados. A interação considera a passagem de produtos ou informações de um objeto para outro, as alternativas de transporte, a prioridade ou importância das interações e