Experiencia De Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927 pelo Concelho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos. Realizado em uma fabrica da Westen Eletric Company, em Chicago, a origem do nome veio através do bairro que foi feita a pesquisa, o bairro chama Hawthone.
A sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção.
Coordenada por Elton Mayo e colaboradores, estendeu-se á fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
Contrataram uma equipe de Harvard para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições fisícas de trabalho. Eles tinham um departamento ende moças trabalhavam, e eles devendia uma tese que dizia que aumentando a luminosidade do local, consequentemente aumentaria tambem a produtividade. Eles valorizavam o bem-estar dos operário, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. E o interesse da empresa não era o aumento da produção, mas sim conhecer seus empregados...
1ª Fase - Os Estudos da Iluminação
Eles dividiram dois grupos que realizavam o mesmo serivço para fazer os testes. Colocaram um grupo para trabalhar sobre intensidade de luz variável e outro em intensidade de luz constante. Curiosamente, no grupo experimental e no grupo de controle, registrou-se um aumento na produtividade. Os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção. Reduziu-se a iluminação na sala experimental. Esperava-se uma queda na produção, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. A experiência foi suspensa em razão da crise econômica em 1929. A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que o aumento da