Experiencia Clown resumo
Autores: Flávia Márcia Oliveira, Érica de Fátima Albuquerque de Souza Ramos, Rayane Figueirêdo Lucena, Francisca Patrícia de Melo Santos, Suelani Alves Bezerra, Jonnathas Natanael da Costa Loureiro, Dianny Mirelly, Landim Linard, Emmanuel Gustavo Bernardo Damasceno, Olavo de Gusmão Freitas Neto, Epifânio Silvino doMonte Júnior, Marina Mayara Batista Do Rêgo, Francisca Germanya Morais Borges, André Cristiano Costa Lima, Milena Máximo de Freitas, Thaisa Vilene de Lima Fontes, Neyva Marianna Bezerra de Sales, Thalita Mayara Xavier de Oliveira, Fernanda Pedrosa de Figueiredo, José Amilton Matos Cavalcante Júnior, Pedro Wilson Diniz Viana3
Revista: Revista Ciência em Extensão (UNESP)
Resumo:
Os estudos mostram que o psicológico dos pacientes influência diretamente no tratamento das doenças, principalmente crianças que são expostas a ambientes desconfortáveis e estranhos para elas ou idosos que enfrentam problemas de abandono. Alterações nas moléculas presentes na transmissão de sinais entre células (citocinas) tem se mostrado envolvidas em vários tipos de doenças desde alérgicas até metabólicas. A depressão aparece como um fator importante nas alterações das citocinas.
O trabalho Lúdico vem tendo um papel muito importante na recuperação de pacientes, pois impede o desiquilíbrio das citocinas, evitando que os casos se agravem. Dentre esses trabalhos surge os “palhaços-doutores” Trabalho voluntário que através de risos e brincadeiras tem sido um diferencial no tratamento de pessoas de todas as faixas etárias.
Projetos como esses melhoram as expectativas dos pacientes, incentivando-os e dando esperanças as pessoas que sofrem com solidão e desolamento. Além dos “palhaços-doutores”, existem projetos como o RIR que possuem ótimas iniciativas como teatros, jogos e serviços integrados ao trabalho dos cuidadores visando o reconforto dos assistidos.
Os resultados têm se mostrado muito favoráveis ao projeto,