Propriedades dos fluidos
CAMPUS RECIFE
JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA PINTO
PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
RECIFE
2015
JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA PINTO
PROPRIEDADES DOS FLUIDOS
Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido durante a disciplina de Mecânica dos Fluidos ministrada pela professora Ana Carmela Mesquita como fração da média de primeira unidade.
Recife 2015
Sumário
1. Introdução 4
2. Propriedades dos Fluidos 5
a. Densidade absoluta ou massa específica 5
b. Peso específico 6
c. Densidade relativa 6
d. Viscosidade 8
i. Viscosidade dinâmica 8 ii. Viscosidade cinemática 8
e. Coesão 11
f. Adesão 11
g. Tensão superficial 11
h. Compressibilidade 12
i. Elasticidade 13
Referências 14
1. Introdução
Um fluido é uma substância, seja ela líquida ou gasosa, que se deforma ou escoa quando é submetida à ação de alguma força, não importando a sua intensidade. Os fluidos incluem os líquidos, os gases, os plasmas e, de certa maneira, os sólidos plásticos (a partir de sua maleabilidade). A principal característica dos fluidos está relacionada à propriedade de não resistir à deformação e apresentam a capacidade de fluir, ou seja, possuem a habilidade de tomar a forma de seus recipientes. As características dos fluidos variam de acordo com a sua composição e sua forma física. Esta propriedade é proveniente da sua incapacidade de suportar uma tensão de cisalhamento em equilíbrio estático.
Os fluidos podem ser classificados como: Fluido Newtoniano ou Fluido Não Newtoniano. Esta classificação está associada à caracterização da tensão, como linear ou não linear no que diz respeito à dependência desta tensão com relação à deformação e à sua derivada.
As principais propriedades características dos fluidos são: densidade absoluta ou massa específica, peso específico, densidade relativa, viscosidade dinâmica, viscosidade cinemática, coesão, adesão, tensão superficial, compreensibilidade, elasticidade.
2. Propriedades dos Fluidos
As