AULA 1 ECONOMIA
1-No caso apresentado, tendo em vista que a economia é regida por algumas normas de conduta que orientam a cotidiana tomada de decisões. No geral, a economia ainda funciona a base de um sistema de troca: para se conseguir algo do qual se almeja, tem-se que abrir mão de algo que já se tem. Por isso convém sempre estimar o custo-benefício dessa transação pessoal, como também levar em conta o seu custo de oportunidade. Em uma transação econômica, onde se lida com diversificadas alternativas, existe sempre a possibilidade de um ganho ou perda. O custo de oportunidade é comumente expresso como o preço de uma escolha em relação à outra escolha.
No exemplo supracitado, não seria vantajoso para Gisele Bündchen pintar a grade de sua própria casa, pois o tempo usado nesta atividade poderia ser mais bem empregado se dispensado exercendo atividades que lhe são próprias e, consequentemente, lucrativas.
Para tudo o que se faz, o custo de oportunidade deve ser precisamente considerado e mensurado, analisando a melhor entre as opções, objetivando produtos e serviços que sejam diferenciais entre os outros. 2- Após a segunda guerra mundial, a Europa se encontrava completamente destruída, com muitas dívidas e sem nenhum recurso para se reconstruir. Então, os Estados Unidos lançaram o plano Marshall, que instituiu uma ajuda financeira para os países devastados pela guerra. Assim, os Estados Unidos forneceram empréstimos e mercadorias para a Europa. Isso significou a ingressado de capitais americanos na economia europeia, ocasionando um grande aumento do PIB americano e consolidado os EUA como a maior potência mundial.
AULA 2
1-Observe a situação retratada no gráfico abaixo, supondo que ela represente o mercado de leite. Crie uma situação hipotética, explicando o que poderia levar ao deslocamento da curva de demanda neste mercado em específico. Explique o que acontece com o preço cobrado pelo produto e a quantidade vendida do mesmo. R: Digamos que o mercado de leite